quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A organizaçao dos elementos no átomo

Um conjunto de órbitas  que estão a uma mesma distancia do núcleo é chamado de camada eletrônica. As camadas são identificadas pelas letras, K, L, M, N, O, P, Q. Uma camada pode ter mais de um elétron, mas existe um número máximo de elétrons que cada uma delas suporta. Veja:
K: 2 elétrons           L: 8 elétrons         M: 18 elétrons         N: 32 elétrons       O: 32 elétrons
P: 18 elétrons         Q: 8 elétrons

   Começamos da camada mais próxima do núcleo, pondo o número  máximo de elétrons em cada camada. Se em uma camada, o número de elétrons dor inferior a esse numero máximo, coloca-se nela o número máximo da camada anterior. A ultima camada não pode ter mais que 8 elétrons: os elétrons excedentes devem ser disposto na camada seguinte.
  Temos sempre que lembrar da regra do octeto sendo ela: que não podemos ter mais de 8 elétrons na ultima camada, porque para os elementos se manterem estáveis precisa de 8 elétrons na sua ultima camada. 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O número atômico

O número de prótons é importante na identificação de um átomo. É chamado de número atômico.
Todos os átomos com o mesmo número atômico são quimicamente idênticos, isto é tem a mesmas propriedades químicas e pertencem a um mesmo elemento químico.
Por tanto elemento químico é um conjunto de átomos que possuem um mesmo número atômico.

O número de massa

   A soma do número de prótons com o número de neutros de .um átomo é chamado de número de massa.
  Um átomo de ferro (cujo símbolo é Fe), por exemplo tem 26 prótons e 30 neutros. Então, o seu número de massa é 56.

OBS:
  • O número de massa  é representado pela a letra A. Como o número atômico representado pela a letra Z, podemos escrever que A= Z + n, sendo n o número de nêutrons.
  • O número de massa é representado no canto superior esquerdo do símbolo do elemento.

 

O Átomo

  Você sabe o que é um átomo? A cadeira, o papel, a tinta das letras, o ar, as rochas, todos os seres vivos, os corpos celestes - Toda matéria do Universo é feita de átomos.
Em 1897, o físico inglês Joseph John Thomson ( 1856-1940 ) identificou uma partícula de carga negativa chamada de elétron.  Mais tarde, outros cientistas descobriram os prótons, que são partículas com carga positiva.
O modelo de Rutherford-Bohr foi modificado por outro cientista, o dinamarquês Niels Bohr ( 1885-1962 ), e, em 1932, o inglês James Chadwick ( 1891-1974 ) descobriu outra partícula atômica, o nêutron.
A região onde estão os elétrons é na eletrosfera, que tem um diâmetro muito maior que o do núcleo: o diâmetro total do átomo é cerca de 10 mil a 100 mil vezes maior do que o do núcleo.
   Em certas  situações, o átomo pode ganhar ou perder elétrons, deixando de ser neutro. Nesse caso, passa a ser chamar de íon.   Quando um átomo ganha elétron, ele fica com uma carga negativa, o íon formado passa a ser chamado de ânion. Quando perde, fica com a carga positiva, já que fica com um próton a mais que o numero total de elétrons.